segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MOMENTO DE ORAÇÃO


A ORAÇÃO É A CHAVE DE TODAS AS RIQUEZAS

O Deus vivo e verdadeiro chama incessantemente cada pessoa ao encontro misterioso da oração”.

 

COMO COMEÇAR E DESENVOLVER NOSSO MOMENTO DE ORAÇÃO PESSOAL

Nossa oração é uma resposta ao chamado de Deus. É a fé que capacita o cristão a orar. A habilidade de crer em Deus, de entregar a Ele nossas vontades, nossos corações e mentes nos é dada pelo poder do Espírito Santo, pela FÉ. Portanto, a oração é a flor que brota no jardim da FÉ. Se nos voltamos para Deus em busca de uma fé mais profunda, podemos ter completa confiança na Sua grande misericórdia. O Pai nos retirará de onde estamos para colocar-nos onde “planejou” que estivéssemos.


Maneiras práticas de planejar e entrar em oração:


1 – ESCOLHER A HORA: Se não estabelecermos uma hora específica para orar, não seremos capazes de orarmos regularmente. Por isso, escolha um momento em que você não esteja esgotado, mas alerta e concentrado em Deus no nível mais profundo do coração. O horário que você escolheu deve ser o melhor tempo de oração: “horário nobre”.

2 – ESCOLHER UM LUGAR: Uma das coisas que deve pesar na escolha de um lugar para a oração é o fato de que ele esteja longe de perturbações, um lugar onde você possa ficar alerta e concentrado. Pode ser em casa, na igreja, no escritório, no jardim…

3 - ENTRAR EM ORAÇÃO:



a) Peça a presença do Espírito Santo: É Ele quem nos ensina a orar. Éle Ele quem nos leva à oração e nos revela como nós devemos orar.

b) Examine sua consciência: Considerando que a comunicação com Deus é bloqueada pelo pecado, Deus pode em sua oração levá-lo a “enxergar” seu próprio interior. O Exame de consciência pode ser um momento maravilhoso, cheio de graça em que Deus nos ajuda a jogar por terra todos os bloqueios que nos impedem de entrar numa oração profunda. À medida que o Senhor for revelando seus pecados, peça a graça de abandoná-los. Faça um firme propósito e rejeite o pecado, certo de que ele faz diminuir a sua capacidade de conhecer a Deus.

c) – Apresente o “seu problema” a Deus: Muitas vezes nossas orações tornam-se ineficientes por causa de nossos fardos de ansiedade e temor. Sem dúvidas, é importante apresentar nossos problemas ao nosso Pai celeste, porém não devemos deixar que todo o nosso tempo de oração seja tomado por tais divagações. Coloque, portanto, nas mãos do Pai, suas ansiedades, problemas, preocupações e fardos ao começar a sua oração e permita que Deus seja soberano em sua oração.

d) Louve a Deus: Faça uma oração verbal de louvor a Deus, por tudo que Ele é, por tudo o que Ele faz, por toda a Sua obra. Não seja tímido; não hesite em repetir os louvores de um cântico, de um salmo, expressando ao Senhor toda a alegria que há no seu coração por Ele, pela Sua presença na sua vida. Louve a Deus pelo bom e também por aquilo que não está bom. Se persistir na prática da oração e do louvor, você se surpreenderá ao ver como até o mais grave de seus problemas parecerá mínimo.

e) Faça perguntas a Deus: Faça perguntas a Deus sobre coisas que estão em seu coração. Traga esses problemas a Deus com total confiança de que ele agirá em seu favor. Seja “aberto” para encontrar uma resposta em sua oração, na Eucaristia, na Palavra de Deus, no Catecismo ou em outros livros, no conselho de um padre ou de outro conselheiro espiritual. Deus nos responderá e orientará.

f) Interceda com fé e confiança. Peça aquilo de que você precisa. Peça também pelas pessoas que estão necessitadas de oração. Deus dará! Não precisamos de influência ou prestígio, precisamos da Palavra de Deus em nossos corações fornecendo a base para o entendimento de nós mesmos e do mundo que está à nossa volta. Peça a Deus os dons e os carismas que ele deseja dar a você.



O SEGREDO PARA MANTER A ALEGRIA - LUIZA PRETYMAN

 

“O segredo para manter a alegria”.

Que bom seria se todos nós conseguíssemos permanecer estavelmente alegres!

Mas será que isso é possível? É possível, alguns me perguntam, manter a alegria diante de tantas coisas ruins que nos cercam, diante das dificuldades da vida, dos reveses, da convivência com pessoas de todos os tipos, diante de uma notícia triste etc.?

O que eu digo: é possível!!! Todo o segredo está em preencher o nosso coração de Deus, pois Deus é a alegria!

Isso me faz lembrar uma linha de trem nos Estados Unidos em cujo trajeto havia uma região desértica. No final da viagem, o trem e os passageiros estavam todos cheios de pó. Então os engenheiros começaram a quebrar a cabeça tentando solucionar o problema. Trocaram toda a vedação das janelas. O trem continuava cheio de pó. Mudaram a vedação utilizando um material mais elaborado. O trem continuava cheio de pó. Puseram vidros duplos nas janelas. O trem continuava cheio de pó. Depois de muito quebrar a cabeça, tiveram uma ideia genial: pressurizar o trem. Funcionou. Toda a poeira de fora já não entrava mais.
 
Essa história se aplica perfeitamente ao segredo da alegria: aumentar a pressão de Deus dentro do nosso coração. Se essa pressão aumentar, nada de fora — nenhuma bugiganga, nenhum mal, nenhuma sujeira — entrará no nosso coração roubando a nossa alegria.

Toda tristeza significa a ausência de Deus! Toda tristeza entra em algum momento em que o  nosso coração está vazio, sem Deus.

O que, portanto, devemos fazer: preencher o nosso coração de Deus. Pressurizá-lo! Aumentar o tempo que estamos rezando!

Nunca me esqueço do testemunho de um santo que dizia nunca ter se deixado levar pelo desânimo, pois procurava estar o dia inteiro na presença de Deus.
 
Façamos o propósito, portanto, de rezar mais ao longo do dia. Se rezamos apenas quando vamos nos deitar deixamos o coração aberto a toda poeira que nos cerca ao longo do dia.

Façamos o propósito de viver mais na presença de Deus. Podemos trabalhar, assistir a uma aula, fazer um esporte etc. sem perder a presença de Deus. Aumentamos a presença de Deus procurando conversar com Ele o dia inteiro.

Vocês já repararam como passamos a maior parte do tempo conversando com os nossos próprios botões? Pensando, decidindo, tendo como interlocutora a nossa consciência? Por que não pensamos junto com Deus? Por que não tomamos todas as nossas decisões, tanto as pequeninas como as maiores, junto com Deus?
 
Se unirmos essa prática com o agradecimento ao longo do dia de todas as coisas boas que nos vão acontecendo com a petição de ajuda para fazermos bem nossas tarefas, passaremos o dia na presença amorosa e alentadora de Deus, passaremos o dia imersos numa profunda alegria.

Nunca mais nos esqueçamos: o segredo para manter a alegria do nosso coração é pressurizá-lo com Deus.

Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo M. Ramalho


*******************************************************************************
Pe. Paulo M. Ramalho - Sacerdote ordenado em 1993. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce; Capelão do IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais). Atende direção espiritual na Igreja de São Gabriel, em São Paulo.

Pedidos dos filhos

 
Dom Orlando Brandes*

 
Os filhos pedem a seus pais e educadores vinte solicitações.


1. Não tenham medo de ser firmes comigo. Sua firmeza me dá segurança.

2. Não me tratem com excesso de mimo. Nem tudo o que eu peço me convém.

3. Não me corrijam na frente de outras pessoas. Isso me revolta.

4. Não permitam que eu forme maus hábitos. Dependo de vocês para saber o que é certo e o que é errado.

5. Não façam promessas apressadas. Sinto-me mal quando as promessas não são cumpridas.

6. Não me sufoquem com suas preocupações. Eu também preciso aprender com o sofrimento e com os erros.

7. Não sejam falsos comigo. A falsidade faz eu perder a fé em vocês.

8. Não me incomodem com ninharias. Irei fazer-me de surdo.

9. Não dêem a impressão de serem perfeitos, infalíveis. O choque será muito grande quando eu descobrir seus defeitos.

10. Não deixem sem respostas minhas perguntas. Do contrário, deixarei de fazê-las e buscarei informações em outros lugares.

11. Não se sintam humilhados ao ter que pedir desculpas. O perdão me aproxima de vocês.

12. Não digam que minhas preocupações e problemas são tolices. Tentem compreender-me. Ficarei mais sereno.

13. Não esqueçam que estou crescendo e mudando rapidamente. Tentem acertar o passo comigo.

14. Não me comprem presentes. O melhor presente é a presença de vocês. Com vocês sinto-me seguro, forte, amado.

15. Acolham-me desde a fecundação, alimentem-me com aleitamento materno, dêem-me colo, toquem-me porque preciso de tudo isto para crescer saudável e equilibrado.

16. Preciso de um pai forte e amigo, de uma mãe equilibrada e feliz. Seu jeito de ser é que fica marcado em mim. Poderei esquecer suas palavras, não esquecerei seus gestos.

17. Não imponham nem direcionem minha profissão e vocação. Podem aconselhar-me, mostrar-me suas razões, mas deixem-me a liberdade de escolher.

18. Se vocês se amam eu me sinto amado por vocês. Se vocês brigam, não dialogam, não se perdoam, eu me sinto um órfão de pais vivos.

19. Porque vocês foram fracos no bem, eu agora sou forte no mal. Se vocês são pais despreparados eu cresço desequilibrado.

20. Se vocês não me elogiarem, se me castigarem injustamente, se não me ensinarem a rezar, se satisfizerem todos os meus desejos, vocês estragam minha vida.

 

Os filhos aprendem imitando. Daí a necessidade do casal se querer bem e dar bom exemplo. Dizia um filho aos pais: “peço que vocês me amem quando eu não mereço, porque é aí que eu mais preciso ser amado.” Nada disso é fácil. O nascimento dos filhos traz grandes mudanças na família. Os cônjuges esquecem de ser esposos, trocam os papeis, e começam a ser somente pais. Apegar-se aos filhos e esquecer o cônjuge é um perigo. O primeiro amor na família é sempre o amor conjugal, depois o amor filial.
Os filhos emitem sintomas que sinalizam a presença de problemas familiares. Quando os pais vão mal os filhos entram em ansiedade. Hoje a grande tentação é resolver as crises com o “divórcio fácil”. É preciso crer nas soluções, na reorganização da família. O filho problema pode tornar-se o melhor. A ovelha negra se torna uma benção, quando recorremos a Deus, ao perdão, ao diálogo, à disciplina. Quem olha as soluções não cai nas acomodações.

 
A arte de ser bons pais começa já no útero materno. A preparação para a missão de ser pai e mãe é assunto do namoro e noivado. Pais despreparados, filhos desequilibrados; pais ausentes, filhos delinqüentes; pais permissivos, filhos onipotentes; pais omissos, filhos rebeldes. Carregamos dentro de nós a criança que fomos no passado. Vale a pena investir no casal para que os filhos cresçam sadios, seguros e amorosos. A família é a esperança da sociedade e o futuro do mundo.
 
                                                                                  
                                                            *Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina



.

CAPELA SISTINA - RAQUEL SENA

                                          

                                   CAPELA SISTINA - 500 ANOS






















Com as celebrações de 500 anos da Capela Sistina, o Vaticano afirmou que poderá limitar o número de visitantes no local.

O motivo seria a poluição trazida pelos turistas, que está danificando os afrescos de Michelangelo.

As pinturas, que incluem a famosa representação do momento em que Deus dá a vida a Adão com o toque de seu dedo, estão sendo danificadas pela respiração, transpiração e pelo calor dos turistas que visitam o local. O número de pessoas que circula pela capela todos os dias varia de 10 mil a 30 mil.

O Vaticano possuía um sistema de refrigeração eficiente, mas especialistas alertam que ele já não seria mais suficiente para suportar a quantidade de poeira e sujeira trazida pelos visitantes diariamente.

O diretor dos Museus do Vaticano, Antonio Paolucci, afirmou que um especialista da companhia foi chamado para desenvolver um novo sistema de purificação do ar, mas advertiu que se a solução não for encontrada até o ano que vem, o Vaticano terá que reduzir o número de turistas.
Michelangelo passou em torno de quatro anos pintando os afrescos do teto da capela
__________________________

Mônica e Gloria, apaixonei , tive a impressão por alguns momentos de estar no Céu .
Bjs
Raquel Sena
Deus abençoe!
Clicar no link abaixo

http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html

DEPOIS DE ABRIR A IMAGEM, CLICAR COM O "MOUSE" E ARRASTAR

PARA CIMA, PARA BAIXO, PARA A ESQUERDA E PARA A DIREITA .

DIZ-SE QUE DEMOROU 3 ANOS PARA COMPLETAR ESTA APRESENTAÇÃO:
E pode fazer-se zoom. (ver canto inf. esq.º)

terça-feira, 16 de outubro de 2012

SANTA EDWIGES - RONY MULLER


Hoje é o dia de Santa Edwiges. Rezemos pedindo vossa intercessão e proteção diante de nossa pobreza espiritial, humana e financeira.












 Quanto mais alta for a posição social, tanto mais obrigação se tem de edificar o próximo com o bom exemplo." São palavras de uma duquesa cuja única riqueza, maior que suas posses, era o espírito religioso e solidário, Edwiges, soberana da Silésia e da Polônia.

Virtude foi o que ela mais exibiu e vivenciou em todas as fases da sua existência, primeiro como donzela, depois como esposa e, finalmente, como viúva. Nobre, Edwiges nasceu em 1174, na Bavária, Alemanha. Ainda criança, já mostrava mais apego às coisas espirituais do que às materiais, apesar de dispor de tudo o que quisesse comprar ou possuir. Em vez de divertir-se em festas da Corte, preferia manter-se recolhida para rezar.

Aos doze anos, como era convencionado nas casas reais, foi dada em casamento a Henrique I, duque da Silésia e da Polônia. Ela obedeceu aos pais e teve com o marido sete filhos. Quando completou vinte anos, e ele trinta e quatro, sentiu o chamado definitivo ao seguimento de Jesus.

Edwiges entregou-se, então, à piedade e caridade. Guardava uma pequena parte de seus ganhos para si e o resto empregava em auxílio ao próximo. Quando descobriu que muitas pessoas eram presas porque não tinham como saldar suas dívidas, passou a ir pessoalmente aos presídios para libertar tais encarcerados, pagando-lhes as dívidas com seu próprio dinheiro. Depois, ela também lhes conseguia um emprego, de modo que pudessem manter-se com dignidade.

Construiu o Mosteiro de Trebnitz, na Polônia, ajudou a restaurar os outros e mandou erguer inúmeras igrejas. Desse modo, organizou uma grande rede de obras de caridade e assistência aos pobres. Além disso, visitava os hospitais constantemente, para, pessoalmente, cuidar e limpar as feridas dos mais contaminados e leprosos. Mas Edwiges tinha um especial carinho pelas viúvas e órfãos.

Veio, então, um período de sucessivas desventuras familiares. Num curto espaço de tempo, assistiu à morte, um a um, dos seus seis filhos, ficando viva apenas a filha Gertrudes. Em seguida, foi a vez do marido. Henrique I fora preso pelos inimigos num combate de guerra e, mesmo depois de libertado, acabou morrendo, vitimado por uma doença contraída na prisão.

Agora viúva, e apesar da dura provação, Edwiges continuou a viver na virtude. Retirou-se do mundo, ingressou no convento que ela própria construíra, do qual a filha Gertrudes se tornara abadessa. Foi nessa época que recebeu o dom da cura, e operou muitos milagres, em cegos e outros enfermos, com o toque da mão e o sinal da cruz.

Com fama de santidade, Edwiges morreu no Mosteiro de Trebnitz, Polônia. Logo passou a ser cultuada como santa e o local de sua sepultura tornou-se centro de peregrinação para os fiéis cristãos. Em 1266, o papa Clemente IV canonizou-a oficialmente. A Igreja designou o dia 16 de outubro para a celebração da sua festa litúrgica. O culto a santa Edwiges, padroeira dos pobres e endividados, é muito expressivo ainda hoje em todo o mundo católico e um dos mais difundidos do Brasil.


segunda-feira, 15 de outubro de 2012



SANTA TEREZA D'AVILA


Nada te perturbe,nada te amedronte.
Tudo passa,
a paciência tudo alcança.
A quem tem Deus nada falta.
Só Deus basta!


Ó Santa Teresa de Jesus, fazei-nos fiéis a nossa oração da manhã e da noite e a transformar em oração o cumprimento de nossas tarefas de cada dia.
Que a oração seja para nós a porta de nossa conversão e santificação e a chave de ouro que nos abrirá a porta do Céu. Amém.
Santa Teresa de Jesus, rogai por nós

domingo, 14 de outubro de 2012

Mensagem de Dom Antonio Augusto Dias Duarte
(enviada por Bia Petis)
 
 
Lc12,8-12-
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.
 
Não há homilia antiga para esse Evangelho. 
D. Antonio Augusto Dias Duarte solicitou que divulgasse o texto abaixo.
 
Pais e Mestres: vocês mentiram!
Só depois que estudei nos bons colégios de São Paulo e numa das melhores faculdades de Medicina do Brasil, a da Universidade de São Paulo é que percebi uma realidade na vida. Só depois que aprofundei na Teologia Católica doutorando-me com uma tese que me custou sangue e só depois de 34 anos de sacerdócio, dos quais os 7 últimos como Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, é que confirmei essa minha percepção. Descobri que os meus pais e os meus mestres “mentiram” para mim. Os meus pais “mentiram” quando eles me ensinaram, e eu vi com meus próprios olhos, que o casamento é fundamentado no amor indissolúvel e fecundo entre um homem e uma mulher.
 
Os meus pais “mentiram” mostrando-me, com suas vidas sacrificadas e heroicas, que a honestidade e o trabalho andam de mãos dadas e o estudo e a profissão não são só para ganhar dinheiro, mas é para sustentar-nos e colaborar com os mais pobres e necessitados. Os meus pais “mentiram” dizendo que os filhos são uma dádiva de Deus e que eles vêm do amor entre eles e que ser mãe e ser pai é uma enorme alegria, mesmo quando nós fomos concebidos e os surpreendemos fora dos seus planejamentos.
 
Os meus pais “mentiram” ensinando a mim e aos meus irmãos que a Igreja Católica é uma Mãe melhor que eles e que segui-la na doutrina e na moral só nos faria pessoas mais livres e felizes. Os meus pais “mentiram” afirmando que o Papa, os Bispos e os padres são, certamente, pessoas felizes, mas trazem para o mundo, com os sacramentos e com a Palavra, o que o mundo não é capaz de dar, o Emanuel, o Deus-conosco. Os meus pais “mentiram” quando me matricularam em colégios onde o ensino religiosos neles administrado demonstrava ser um grande benefício para o meu futuro e que deveria estudar religião com o mesmo empenho que as outras disciplinas. Os meus pais “mentiram” exortando-me para a cidadania, para a obediência às leis e para o respeito aos nossos governantes e que até rezasse por eles. E os meus mestres, “mentiram” para mim? Foram outros grandes “mentirosos”!
 
Desde o primário até o ginásio ensinaram-me Educação Moral e Cívica, matéria que ocupava o tempo que poderia estar jogando futebol, e nessa matéria diziam-me que nos Três Poderes, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário tinham pessoas íntegras e competentes e que elas eram a favor do povo, da família, da vida, do casamento, da saúde, etc., e, sobretudo, do bem da nação brasileira. Na faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo os meus professores “mentiram” com a maior “cara de pau”. Começando pelos professores de Anatomia, pois eles “mentiram” quando exigiam respeito aos ossos dos cadáveres e aos corpos do indigentes que eram dissecados para o aprendizado do corpo humano.
 
Mentiram descaradamente” ao proferirem nos anfiteatros da Faculdade ou junto aos leitos hospitalares que a finalidade dos médicos é salvar vidas e quando chegasse o momento que não conseguíssemos mais esse objetivo deveríamos aliviar os sofrimentos dos nossos pacientes e não criar outros. No Curso de Ética Médica o mestre especialista dessa matéria “mentiu impunemente”, pois dizia, dentro do seu avental branco e impoluto , que o juramento médico – o de Hipócrates – não era um fingimento, mas um compromisso em favor da dignidade da nossa profissão e do valor inegociável da vida humana.
 
E quantos médicos e residentes, meus professores durante a prática médica em enfermarias e no Pronto-socorro do Hospital das Clínicas, “mentiram” sem que lhes crescessem os narizes, porque me diziam que não deveria, jamais e sob nenhuma hipótese, ser colaborador de pessoas e de organismos públicos e privados que só têm interesses econômicos, políticos e ideológicos e só querem que os médicos façam aborto, eutanásia, castração das mulheres, etc... Mentiram quando garantiram que ser médico é ser a favor da dignidade da pessoa e da vida sempre! Durante os anos de formação para o sacerdócio e na vida pastoral, e agora episcopal, também houve “mentiras”. “Mentiram” para mim ao dizer que a Igreja é Una, Santa, Católica, Apostólica, Romana. Que a moral católica era ensinada e defendida tanto por leigos e padres, todos juntos, consumados na unidade, e que ser a favor do casamento entre homem e mulher, a favor da confissão e do celibato, da recepção da comunhão em estado de graça e da liturgia vivida com dignidade seguindo os ritos, eram, todas essas atitudes, sinais de amor a Deus e não só cumprimento de leis humanas.
 
Mentiram” também os meus formadores ao valorizarem a obediência ao Papa e ao Magistério da Igreja, a fraternidade sacerdotal, a comunhão com os Bispos, a maturidade afetiva tão importante para a vida em comunidade, o amor ao povo, a dedicação intensa e exclusiva ao ministério pastoral, etc.
 
Quantas “mentiras”, mas na verdade não foram mentiras, por isso coloquei entre aspas essa palavra, aliás, nunca ouvi sair dos lábios dos meus pais e mestres nenhuma mentira em termos de valores. Na realidade eram as grandes Verdades da vida!
 
O quanto devo agradecer a eles pela fidelidade que souberam viver e, sobretudo, pela coragem e pelo amor que a mim dedicaram, porque não foram “politicamente corretos”, porque cederam às pressões culturais, porque não permitiram que houvesse “buracos negros” na minha consciência. Graças aos meus pais e mestres que me ensinaram a boa ciência e a boa teologia, hoje eu amo e defendo a vida humana desde a sua concepção até a sua morte natural.
 
Eu amo e defendo o casamento entre um homem e uma mulher e fico admirado como o amor íntimo entre eles é fonte de afetos e prazeres, mas é principalmente, fonte de santidade matrimonial e de vida transmitida aos filhos.
 
Eu amo e defendo as verdades buscadas inteligentemente, não permitindo a manipulação ideológica e cultural da minha razão, pois com ela eu participo – com limites, é claro! – da Inteligência de Deus. Eu amo e defendo o mundo, que saiu bom das mãos do Criador, e que devo serví-Lo com paixão procurando o seu bem e o bem de todos os homens.
 
Eu amo e defendo as pessoas que sofrem, no corpo e no espírito, com o desemprego, com as drogas, com as injustiças, com as mentiras ditas pelos politicamente corretos, e busco com outras pessoas de boa vontade as autênticas soluções sociais que correspondam à dignidade humana. Eu amo e defendo a liberdade humana e sei que só com liberdade na verdade que poderei realizar-me como homem e contribuir para que meus irmãos e irmãs sejam livres em sociedade.
 
Eu amo e defendo as leis do meu país, desde que sejam realmente justas e benéficas para todos, sem favorecimento de grupos menores, e por isso mesmo é que respeito os governantes, os legisladores, os juristas, homens que devem atuar conscientes de que, um dia, prestarão contas ao Supremo Legislador como eu também irei prestar.
Amo e defendo todas as pessoas que vivem a mesma época que vivo e independentemente de suas opções de vida, não as discrimino, nem sou intolerante com elas, mesmo quando elas não obedecendo a Deus, preferem obedecer seus impulsos ou seus interesses sombrios.
 
Eu amo e defendo, com todas as forças da minha vida, a Santa Mãe, a Igreja, o Papa, os Bispos, os padres, a doutrina de fé e de moral presente no Catecismo e nos documentos do seu Magistério e nunca vacilo quando devo obedecer antes a Deus do que aos homens.
 
Eu amo e defendo a Verdade, o Bem e a Beleza, categorias divinas e humanas que estão acima das pesquisas de opinião pública, dos censos nacionais, dos debates nas redes televisivas e sociais, e por meio dessas três realidades encontro-me com Deus Uno e Trino, origem e destino da vida de todos os meus companheiros e companheiras de viagem nesse planeta maravilhoso, que é a Terra.
Pais e mestres, vocês são os referenciais das crianças e dos jovens! Não abdiquem dessa bela missão de informar e de formar cidadãos das duas cidades, a terrena e a eterna, porque o dia em que vocês começarem a ser “politicamente corretos”, nesse mesmo dia vocês começarão a ser “autenticamente Pinóquios” para seus filhos e alunos.
 
Não mintam sobre Deus, sobre a família, sobre a Igreja, sobre o valor da vida em geral, especialmente sobre a dignidade e a inviolabilidade da vida humana! Não mintam sobre a identidade do homem e da mulher, sobre o amor humano mais forte e mais realizador do que os afetos sensíveis, nem sobre a formosura do casamento e da educação dos filhos para esse amor! Por favor, pais e mestres, sejam autênticos, sejam corajosos, sejam retos e corretos, sejam limpos nas consciências e limpos, lúcidos e leis com seus ensinamentos! Feliz dia das mães, feliz dia dos pais, feliz dia do Professor!
 
Dom Antonio Augusto Dias Duarte -
Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro -
Agência Zenit – 12 09 2012

sábado, 13 de outubro de 2012

TIRAI A PEDRA - ENVIADA POR LUIZA VILLELA
 
 
 
Então, ordenou Jesus:  Tirai a pedra.
Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque é de quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? (João 11:39-40).

Uma das primeiras reações das pessoas, diante de problemas de difíceis soluções, é só enxergar obstáculos. Foi o que Maria enxergou: Senhor, já cheira mal, porque é de quatro dias. De nada adiantaria remover a pedra da entrada do túmulo de seu irmão Lázaro.

Fazer Lázaro voltar à vida era uma tarefa impossível aos homens, mas possível a Deus. Remover a pedra, porém, era uma tarefa que os homens poderiam fazer. E Jesus deixou esse trabalho a cargo deles.

Um milagre requer uma parceria entre Deus e o homem. O homem entra com a fé; Deus entra com a ação sobrenatural.

Se o homem não entra com sua parte, a fé, o milagre não vem, pois sem fé é impossível agradar a Deus . É óbvio que Deus pode fazer tudo só, mas agrada a Deus a fé nele depositada pelo homem. Por isso a Bíblia diz: Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração (Salmo 37.4)

O evangelho de Mateus (13.58) registra que Jesus deixou de fazer milagres em Nazaré devido à incredulidade das pessoas. Uma coisa é a fé teórica; outra coisa é a fé provada, vivenciada; é a maravilhosa experiência da relação homem/Deus nos momentos mais difíceis da vida.

Há vezes em que, diante de uma tribulação, de um problema de difícil solução, sentimo-nos desanimados, abatidos, e não temos disposição para remover a pedra que impede nosso acesso à solução dos problemas; só pensamos no mau cheiro dos problemas.

Mas Deus, que é maior que todos os problemas, nos diz: Tirai a pedra!

Se nós não removermos a pedra da nossa incredulidade, se não exercermos a nossa fé, perderemos a oportunidade de dizer, como Jó: Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem (Jó 42.5).

Você está passando por alguma situação difícil? Esse problema já é de quatro dias e já cheira mal ? Já recorreu a Deus e a resposta ainda não chegou? Continue confiando; Ele sabe o tempo de te dar a bênção.


 Não desanime. Remover a pedra significa fazer a sua parte para a solução do problema. Exerça sua fé, Ele espera que você faça sua parte, sem o que você não verá a glória de Deus.

Era impossível a Naamã mergulhar no rio sete vezes para ficar curado da lepra? Não.

Era impossível aos discípulos lançarem a rede outra vez ao mar para terem sucesso na pescaria? Não.

Era impossível aos apóstolos recolherem cinco pães e dois peixes pra que Jesus os multiplicasse e alimentasse a multidão? Não.

Era impossível aos serventes nas bodas em Caná da Galiléia encherem as talhas com água para que Jesus a transformasse em vinho? Não.

Queremos ver milagres em nossa vida? Então, não duvidemos das promessas de Deus.

Se diante de um problema Ele nos mandar remover a pedra que serve de obstáculo à solução esperada, obedeçamos.

Deus sabe até onde vai a nossa capacidade de lutar, e não deixará que carreguemos fardos superiores à nossa força. Ele não espera o impossível de nós, e sabe o tempo certo de agir em nosso favor.

Então, quando diante de um problema sentires que, realmente, nada podes fazer, e que se esgotou toda tua capacidade física, mental, emocional e espiritual... Lembra-te que Deus é maior que todos os problemas, e que ainda te resta a fé.

Disse Jesus: No mundo passais por aflições; mas tende bom animo; eu venci o mundo . (João 16.33).

Se você conhece alguém que está abatido em conseqüência de aflições e que está enfrentando momentos difíceis em sua vida, repasse esta mensagem; abençoe uma vida, tal qual fomos um dia abençoados, pois nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus (Romanos 8.35).

Lembre-se: A fé é o gatilho da providência divina.

Fonte: Nerivaldo.Lopes

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

MENSAGEM DE PE. ALEXANDRE PACIOLLI  -  SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

Caminhos para entrar na vida eterna

Texto de São João Crisóstomo (+ 407), bispo de Antioquia e de Constantinopla, doutor da Igreja.

Quereis que vos indique os caminhos da conversão?

São numerosos, variados e diferentes, mas todos conduzem ao céu.

O primeiro caminho da conversão é a condenação das nossas faltas. "Aviva a tua memória, entremos em juízo; fala para te justificares!" (Is 43,26). E é por isso que o profeta dizia: "Eu disse: «confessarei os meus erros ao Senhor» e Vós perdoastes a culpa do meu pecado" (Sl 31,5). Condena pois, tu próprio, as faltas que cometeste, e isso será suficiente para que o Senhor te atenda. Com efeito, aquele que condena as suas faltas, tem a vantagem de recear tornar a cair nelas...

Há um segundo caminho, não inferior ao referido, que é o de não guardar rancor aos nossos inimigos, de dominar a nossa cólera para perdoar as ofensas dos nossos companheiros, porque é assim que obteremos o perdão das que nós cometemos contra o Mestre; é a segunda maneira de obter a purificação das nossas faltas. "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós" (Mt 6,14).

Queres conhecer o terceiro caminho da conversão? É a oração fervorosa e perseverante que tu farás do fundo do coração...

O quarto caminho, é a esmola; ela tem uma força considerável e indizível...

Em seguida, a modéstia e a humildade não são meios inferiores para destruir os pecados pela raiz. Temos como prova disso o publicano que não podia proclamar as suas boas acções, mas que as substituiu todas pela oferta da sua humildade e entregou assim o pesado fardo das suas faltas (Lc 18,9s).

Acabamos de indicar cinco caminhos de conversão... Não fiques pois inativo, mas em cada dia utiliza todos estes caminhos. São caminhos fáceis e tu não podes usar a tua miséria como desculpa.
 

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

MENSAGENS DO PADRE ALEXANDRE PACIOLLI


                                   CREIO PARA ENTENDER, EU ENTENDO PARA CRER!
 


                   NÃO FAÇA MUITA COISA,  MAS FAÇA AS COISAS COM MUITO AMOR!


terça-feira, 2 de outubro de 2012

02 DE OUTUBRO DIA DO ANJO DA GUARDA


O MILAGRE DA FÉ -



Ao fim de uma reunião alegre e linda na casa da Gloria Severiano Ribeiro, lá chega toda preocupada a escritora e apresentadora do Canal Futura, Bia Correa do Lago, que conta ter perdido seu computador no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro e depois de muito procurar, dar vários telefonemas para "achados e perdidos" do aeroporto e lá voltar, não conseguiu mais nem sinal do computador numa hora que para ela, era tão importante, pois dali a 10 dias, lançaria seu livro ""Umas palavras" e sem o computador, estava sem seus arquivos e sem seus contatos para convidar para o evento. 
Bia estava desolada!

No mesmo momento, Gloria com toda sua fé, chama mais 2 amigas que lá estavam e junto com a Bia convida todas a uma oração para que Bia possa achar o seu tão necessário computador.

Bia olha para todas, dá um sorriso desacreditado e comenta:  
-Como vocês são boas, mas tão ingenuas...vocês não entenderam, eu perdi o computador no aeroporto aonde passam milhares de pessoas.... Já procurei por tudo!!!! 
Alguém encontrou e ficou com ele! Disse ela já desanimada...
A Gloria diz:

-Bia tenha fé, nada é impossível para aquele que tem fé!
Aprendi com um padre amigo que rezando a "Salve Rainha" , no momento que vc. diz  "mostrai-nos Jesus" vizualize profundamente o seu computador e depois reze uma Ave-Maria.  Eram 5,45hs da tarde do dia 11 de setembro.  

Fomos todas para casa e uma hora depois, às 6,45hs, liga a Bia com uma voz entre a tensão e a euforia, dizendo que recebeu um email de uma pessoa chamada Gabriel que dizia:

- Aqui é seu anjo Gabriel, achei seu computador no aeroporto há 3 dias atrás, ia ficar com ele, mas há 1 hora, (exatamente a hora que estávamos rezando!!!) senti uma energia estranha, abri seu computador e resolvi te escrever para dizer que vou devolver seu computador...estou me sentindo o anjo Gabriel!

Bia não queria acreditar no que estava lendo! Ria e chorava ao mesmo tempo!

Gloria conseguiu provar para nós todas, que vivemos esse acontecimento, que com Fé tudo se consegue!

 




                                       SALVE RAINHA:

Salve Rainha mãe de misericordia, vida doçura e esperança nossa, salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Ela pois, advogada nossa, esses vossos olhos milagrosos a nós volvei,
e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, (pense com muita fé, no que vc. perdeu)

Só termine a oração depois que vc. achar...

Bendito ao fruto do vosso ventre, 
Ó clemente, Ó piedosa, Ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém

.

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO NA CATEDRAL METROPOLITANA DO RJ

MENSAGEM DA GLORIA SEVERIANO RIBEIRO

ENCONTRO DE TODOS OS GRUPOS DE ORAÇÃO E DO TERÇO NO DIA 6 DE OUTUBRO ÁS 15HS NA CATEDRAL DO RJ - AV. CHILE 245 - COM A PRESENÇA DE DOM ORANI ARCEBISPO DO RIO DE JANEIRO , PADRE JORJÃO E A BANDA BOM PASTOR.



Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, também conhecida como Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, inaugurada em 1979, mas originalmente foi construída em 1676 pela bula do papa Inocêncio XI como diocese, ergue-se no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Em estilo moderno, apresenta formato cônico, com 106 metros de diâmetro e 96 de altura e capacidade para 20 mil pessoas em pé.

Teto da catedral.A beleza da edificação, de linhas retas e sóbrias, deve-se aos vitrais coloridos rasgados nas paredes até à cúpula. Seu projeto e execução foram coordenados pelo Monsenhor Ivo Antônio Calliari (1918 - 2005).
wikipedia.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

REFLEXÃO DE BENTO XVI - Mensagem de BIA PETIS



CIDADE DO VATICANO, domingo, 7 de outubro de 2012 (ZENIT.org) - Ao finalizar a santa missa celebrada na Praça de São Pedro, por causa da proclamação de São João de Ávila e de Santa Hildegarda de Bingen como doutores da Igreja e da abertura da XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, o santo padre Bento XVI falou aos fieis antes da oração do Ângelus. Enfatizou especialmente que era o dia da festa da Virgem do Rosário, que a Igreja Universal celebra hoje, pediu que todos os fieis valorizem mais a oração do santo rosário durante o próximo Ano da Fé, que será inaugurado por ele mesmo nesta quinta-feira, 11 de outubro. "Com o Rosário - disse o Papa – nos deixamos guiar por Maria, modelo de fé, na meditação dos mistérios de Cristo, para que a cada dia, possamos assimilar o Evangelho, de tal forma que modele toda a nossa vida”. Ele lembrou também que, há dez anos, o agora Beato João Paulo II assinou a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, convocando os fiéis - em continuidade com o seu antecessor - "a rezarem o terço pessoalmente, em família e em comunidade, participando da escola de Maria, que nos leva a Cristo, centro vivo da nossa fé".

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS - 1º de outubro

CLARA MAGALHÃES MANDA UMA BENÇÃO DE ROSAS PARA TODAS QUE LEREM ESSE BLOG E REZAREM PARA SANTA TERESINHA



A vida da Santa Teresa de Lisieux, ou Santa Teresinha do Menino Jesus, seu nome de religiosa e como o povo carinhosamente a prefere chamar, marca na História da Igreja uma nova forma de entregar-se à religiosidade. No lugar do medo do “Deus duro e vingador”, ela coloca o amor puro e total a Jesus, como um fim em si mesmo para toda a existência eterna. Um amor puro, infantil e total, como deixaria registrado nos livros “Infância Espiritual” e “História de uma alma”, editados a partir de seus escritos. Sua vida foi breve, mas plena de dedicação e entrega.

Teresinha nasceu em Alençon, na França, em 02 de janeiro de 1873. Foi batizada com o nome de Maria Francisca Martin e desde então destinada ao serviço religioso, assim como suas quatro irmãs.

A vontade de seguir a vida religiosa era tanta que não quis nem esperar a idade correta. Aos quinze anos conseguiu permissão para entrar no o Carmelo, em Lisieux, permissão essa concedida especial e pessoalmente pelo Papa Leão XIII.

Esta “grande santa dos tempos modernos” foi proclamada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II, em 1997


NOVENA DAS ROSAS

ORAÇÃO:
"Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de Vossa serva Santa Terezinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra e, pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-me a graça que ardentemente Vos peço (faça o pedido da graça que deseja) - se for conforme a Vossa Santíssima vontade e para salvação de minha alma. Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez sua promessa de que ninguém Vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida.

Rezar em seguida 24 vezes:
"Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos e séculos, amém."
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós.

Rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave Maria

FORÇA E VITÓRIA - Enviado por DENISE MOURÃO

NA VOZ DE  ELIANA RIBEIRO

CELINE DION AVE MARIA





AVE MARIA - CELINE DION





Banda Louvor & Glória
SOU UM MILAGRE