quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ORAÇÃO AO AMANHECER - Clara Magalhães

                                 
                                     ORAÇÃO  AO  AMANHECER
 


Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a Paz, a Sabedoria e a Fôrça. Quero ver o mundo com os olhos cheio de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente.Ver além das aparências, teus filhos, como Tu mesmo os vê; e assim, não ver senão o bem em cada um. 

Cerra meus ouvidos a toda a calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bençãos se encha meu espírito, que todos que a mim se chegarem sintam a Tua presença. Reveste-me de Tua beleza Senhor, e que no decurso deste dia, eu te revele a todos.

Senhor, Tu podes todas as coisas, Tu podes conceder-me a graça que tanto almejo. Cria Senhor, possibilidades para a realização de meu desejo, em nome de Jesus, Amém! 


.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

 CATEDRAIS E IGREJAS DA ESPANHA - ISIS PENIDO


 CATEDRAL DE MADRI


CRIPTA DA CATEDRAL DE MADRI

CATEDRAL DE ALMUDENA - MADRI
A Catedral Almudena em Madri, é um complemento ao Palácio Real que se encontra no centro de Madrid. Trata-se de uma catedral recente, pois a 4 de Abril de 1883, o rei Alfonso XII pôs a primeira pedra, e o Papa João Paulo II consagrou-as a 15 de Junho de 1993. Apesar do projecto já existir desde o século XVI, deu-se preferência a outros edifícios antes. A última aportação à Almudena foram as pinturas neobizantinas de Kiko Argüello que embelezam a abside com os momentos mais importantes da vida de Cristo, e a 22 de Maio de 2004 foi cenário do casamento do Príncipe das Astúrias com Leticia Ortiz.

 
 CATEDRAL DE SANTA CRUZ E SANTA EULÁLIA -  
                                     BARCELONA
 
                             


          





A CATEDRAL DE LA SANTA CRUZ E SANTA EULÁLIA  -  BARCELONA
A catedral foi construída durante os séculos XIII ao XV sobre a antiga catedral românica, edificada por sua vez sobre uma igreja da época visigoda e esta precedeu uma basílica paleocristã, cujos restos podem ser vistos no subsolo, no Museu de História da Cidade. A fachada de estilo neo-gótico, entretanto, é muito mais moderna (século XIX).
Está dedicada à Santa Cruz (cruz que Jesus foi executado) e a Santa Eulália, patrona da cidade de Barcelona, uma jovem donzela que, de acordo com a tradição católica, sofreu o martírio durante a época romana. A dedicação a Santa Eulália data de 877 quando o bispo Frodoí localizou os restos da santa e os levou solenemente para a catedral. Uma de tais histórias conta que foi exposta nua no fórum da cidade e que, milagrosamente, pois já era primavera, caiu uma nevasca que cobriu sua nudez. As enfurecidas autoridades romanas a meteram em um barril com vidros quebrados, cravos e lançaram o barril costa abaixo (de acordo com a tradição, trata-se da rua Baixada de Santa Eulália, ou Costa de Santa Eulália).



CATEDRAL DE BURGOS
A origem desta construção remonta a inícios do século XIII quando o bispo D. Maurício é incumbido de ir buscar a noiva do rei Fernando II, a princesa Beatriz da Suábia. Esta longa viagem pela França e Alemanha, numa época em que estavam a ser construídas a maior parte das catedrais góticas, deve ter despertado no prelado o desejo de substituir a pobre catedral primitiva de Burgos, por um monumento digno de ser a principal igreja de Castela. Inaugura-se, desta forma, uma das realizações máximas do gótico hispânico, caracterizada por uma nova profusão ornamental que se vai desenvolver ao longo dos séculos. Foi ampliada com o claustro e numerosas capelas, entre as quais se destaca a do Condestável (séc. XV) e da Santa Tecla (séc. XVIII). As agulhas da fachada principal datam do séc. XV e o zimbório do séc. XVI.

 

                                        

 
                                  CATEDRAL DE PALMA DE MALLORCA

A Catedral de Palma foi construída no século XIII, por Jaime I.
Construída em estilo gótico, a elegante estrutura desta Catedral tem nos seus arcos e nas suas grandes colunas um ponto de referência e de beleza. Dentro, encontramos o museu e alguns túmulos históricos. Jaime I e Jaime III de Maiorca encontram-se aqui sepultados.
A segunda catedral gótica mais alta da Europa, com os seus 6.000 m², ergue-se sobre o porto, qual navio gigante. Ricamente decorada interna e externamente, quer de perto quer de longe se admira o seu esplendor, cuja construção se estendeu por quatro séculos.





                              

                             CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA
A Catedral de Santiago de Compostela é uma catedral em estilo românico, pertencente à Arquidiocese de mesmo nome. Construída entre os anos de 1075 e 1128, durante a Reconquista Cristã, na época de Cruzadas, está situada no centro histórico da cidade, a qual está localizada no centro da província da Corunha, na Galiza, Espanha. É um centro milenar de peregrinação cristã da Europa e foi fator determinante para colocar a Espanha dentro dos círculos medievais graças ao chamado Caminho de Santiago, dedicado a Santiago Maior, atual padroeiro e protetor do Reino da Espanha.





               CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DEL PILAR DE ZARAGOZA

A sua construção começou no século XVI, de estilo barroco (considerado o maior monumento do género em Espanha) distingue-se pelas suas cúpulas decoradas com coloridos azulejos.
Diz a história da Catedral que foi construída á volta de um pilar onde a Virgem Maria  apareceu a São Tiago. Tal evento terá ocorrido no dia 2 de Janeiro do ano de 40. Várias construções foram surgindo depois sempre á volta do pilar até aos dias de hoje onde a grande Catedral é um dos símbolos da cidade e mantém preservada a tradição do pilar com uma estátua da Virgem Maria em cima dele. Sobre ela podemos ver um manto que muda todos os dias.







                                                     CATEDRAL DE TOLEDO
A Catedral de Toledo, na cidade de Toledo, Espanha, é uma das três catedrais góticas espanholas do século XIII, sede da Arquidiocese de Toledo, sendo considerada a obra magna desse estilo no país. Foi construída de 1226 a 1493  com pedras de Olihuelas, perto de Toledo. Uma de suas partes mais magníficas é o Altar Barroco chamado El Transparente. O banho de luz que vem de uma apropriada fenda no teto, faz com que o altar, por alguns minutos, pareça estar se elevando aos céus, o que originou seu apelido. A Catedral têm também mais de 750 vitrais.
A principal fachada tem três portas: a Puerta del Perdón, a Puerta del Juicio Final e a Puerta del Infierno. A primeira tem esse nome porque costumava-se garantir as indulgências para aqueles que por ela entravam para pedir perdão. Hoje é aberta somente em ocasiões especiais. A terceira contém apenas decorações florais. Era usada para a procissão do Domingo de Ramos.

                                                  




                                                    

                                                     CATEDRAL DE SEVILHA
A Catedral de Sevilha, também conhecida como Catedral de Santa Maria da Sede, é a maior da Espanha, e o terceiro templo maior do mundo atrás do San Pedro do Vaticano no Vaticano e São Paulo em Londres.
A catedral foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO, no ano de 1987, integrado no sítio Catedral, Alcazar e Arquivo das Índias em Sevilha.
Segundo a tradição, a construção começou em 1401, embora não haja constância documental do começo dos trabalhos até 1433. Foi edificada no solar que ficou após a demolição da antiga Mesquita Alfama de Sevilha.
 Neste templo encontra-se o corpo do famoso navegante Cristóvão Colombo e o do rei Fernando III de Castela (1199-1252), canonizado em 1671 como São Fernando, sendo papa Clemente X.




















                                                 CATEDRAL DE SALAMANCA


Salamanca é um dos poucos lugares do mundo católico que tem duas catedrais. Várias igrejas, sim, mas duas catedrais não costuma acontecer. A catedral velha está a par da catedral nova, no bairro antigo da cidade espanhola. De estilo gótico, levaram quase dois séculos em construí-la: desde o séc. XVI até XVIII. Integra-se muito bem com o resto do centro velho de Salamanca, a sua universidade centenária, e as suas ruas cheias das conchas douradas que orientam os peregrinos de Santiago.
As abóbadas da catedral são estreladas e no cruzeiro eleva-se um magnífico zimbório encimado por uma cúpula semiesférica, já barroca, assente sobre pendentes. O conjunto é composto por um tambor cilíndrico oitavado, com amplas janelas, finalizado por Juan Sagarbinaga, em 1765.



                                    


                                            CATEDRAL DE GRANADA
o lado católico da longa história de Granada está representado por sua impressionante Catedral em estilo renascentista e pela Capela Real.
A Capilla Real (Capela Real), adjacente à catedral, é onde se encontra os restos mortais dos famosos Reis Católicos - e patrocinadores das viagens de Colombo à América - Fernando e Isabel, que tiveram este magnífico edifício em estilo gótico construído para ser seu mausoléu particular. Você poderá ver as tumbas, decoradas com efígies de mármore, dos monarcas e de sua filha e seu genro.
A construção da grande catedral começou no ano em que a Capela Real foi concluída. Com cinco pilares robustos que sustentam o teto a mais de 30 metros de altura e trabalhos de artistas consagrados como Pedro de Mena e El Greco.







                                         SAGRADA FAMILIA
















                                                             SAGRADA FAMILIA


 Templo Expiatório da Sagrada Família, também conhecido simplesmente como Sagrada Família, é um grande templo católico da cidade catalã de Barcelona (Espanha), desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã. Financiado unicamente por contribuições privadas, o projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva. A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e não se estima a conclusão para antes de 2026, centenário da morte de Gaudí.
A construção começou em estilo neogótico, mas o projeto foi reformulado completamente por Gaudí ao assumi-lo. O templo foi projetado para ter três grandes fachadas: a Fachada da Natividade, quase terminada com Gaudí ainda em vida, a Fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a Fachada da Glória, ainda por completar. Segundo o seu proceder habitual, a partir de esboços gerais do edifício Gaudí improvisou a construção à medida que esta avançava. O templo, quando estiver terminado, disporá de 18 torres: quatro em cada uma das três entradas-portais, a jeito de cúpulas; irá ter um sistema de seis torres, com a torre do zimbório central dedicada a Jesus Cristo, de 170 metros de altura, outras quatro ao redor desta, dedicadas aos evangelistas, e um segundo zimbório dedicado à Virgem. O interior estará formado por inovadoras colunas arborescentes inclinadas e abóbadas baseadas em hiperboloides e paraboloides buscando a forma ótima da catenária. Estima-se que poderá levar no seu coro 1500 cantores, 700 crianças e cinco órgãos. Em 1926, ano em que faleceu Gaudí, apenas estava construída uma torre. Do projeto do edifício só ficaram planos e um modelo em gesso que resultou muito danificado durante a Guerra Civil Espanhola. Desde então prosseguiram as obras: atualmente (2012) estão terminados os portais da Natividade e da Paixão, e foi iniciado o da Glória, estando em construção as abóbadas interiores.
A obra que realizou Gaudí - a fachada da Natividade e a cripta - foi incluída pela UNESCO em 2005 no Sítio do Patrimônio Mundial

domingo, 18 de novembro de 2012

MEDITAÇÃO DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ -

Enviada por Celininha Prisco Paraizo-



Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
«No Greater Love», c. 1


«Orai sempre»
Somente através da meditação e da leitura espiritual podemos cultivar o dom da oração. A oração mental cresce simultaneamente com a simplicidade, ou seja, o esquecimento de si próprio, a superação do corpo e dos sentidos, e a renovação das aspirações que alimentam a nossa oração. É, como diz São João Maria Vianney, «fechar os olhos, fechar a boca e abrir o coração». Na oração vocal somos nós que falamos com Deus; na oração mental, é Ele que nos fala. É neste momento que Ele se derrama em nós.


A nossa oração deve ser feita de palavras quentes, nascidas da fornalha do nosso coração cheio de amor. Nas tuas orações, dirige-te a Deus com grande reverência e confiança. Não te atrases nem te precipites, não grites, nem te entregues ao mutismo, mas com devoção, com grande delicadeza, com toda a simplicidade, sem qualquer afectação, oferece o teu louvor a Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma.


Finalmente, deixa que o amor de Deus possua inteira e absolutamente o teu coração e deixa esse amor tornar-se no teu coração uma segunda natureza; não permitas que o teu coração seja penetrado do que lhe é contrário; deixa-o aplicar-se continuamente ao crescimento deste amor, procurando agradar a Deus em todas as coisas, não Lhe recusando nada; deixa-o aceitar tudo o que lhe acontece como vindo das mãos de Deus; faz com que esteja firmemente determinado a jamais cometer qualquer ofensa deliberada ou conscientemente – ou, se não, deixa-o humilhar-se e aprender a erguer-se logo a seguir. Então, esse coração estará continuamente em oração.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

NOITES TRAIÇOEIRAS -

Enviada por  Isis Penido


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CATHERINE DOHERTY - A Baronesa

Queridas Mônica e Gloria

Mais um pensamento da "Baronesa" que muitas vezes já experimentamos.
É um convite para perseverarmos neste caminho!
Bjs
Laura Penido


Quando nosso coração se abre para o Evangelho, que somos chamados a pregar com nossas vidas, cai uma sombra sobre nós: Alguém mais está caminhando ao nosso lado.
A Fé traz Cristo para junto de nós!



MARIA PIA TRUSSARDI

Papa destaca que o amor a Deus e ao próximo são inseparáveis.
Rádio Vaticano

'Amor a Deus e amor ao próximo são inseparáveis e estão em relação recíproca', disse o Papa no Angelus deste domingo, 4

Reunido com os fiéis na Praça São Pedro, em Roma, neste domingo, 4, o Papa Bento XVI rezou a oração mariana do Angelus. Na ocasião, o Santo Padre explicou que o Evangelho do dia (Mc 12,28-34) nos propõe novamente uma reflexão sobre o ensinamento de Jesus: o amor a Deus e ao próximo, amores que são inseparáveis.

“Amor a Deus e amor ao próximo são inseparáveis e estão em relação recíproca. Jesus não inventou nem um nem outro, mas revelou que eles são, no fundo, um único mandamento, e o fez não somente com a palavra, mas, sobretudo, com o testemunho: a Pessoa própria de Jesus e todo o seu mistério encarnam a unidade do amor a Deus e ao próximo, como os dois braços da Cruz, vertical e horizontal”.

Mas antes de ser um mandamento, Bento XVI lembrou que o amor é um dom, uma realidade que Deus nos faz conhecer e experimentar. Isso para que o amor possa germinar dentro de nós, como uma semente, e se desenvolver em nossa vida.

O Papa destacou também que, se o amor de Deus criou raízes profundas em uma pessoa, então esta é capaz de amar também aquele que não merece, assim como é o amor de Deus por nós. Ele tomou como exemplo o pai e a mãe, que amam sempre seus filhos, e não somente quando eles merecem.

Outro aspecto ressaltado pelo Papa foi o fato de que com Deus se aprende a querer sempre o bem e nunca o mal. Aprende-se também a olhar para o outro não só com os olhos da pessoa humana, mas também com os olhos de Deus

“Um olhar que vem do coração e não para na superfície, vai além das aparências e capta os anseios mais profundos do outro: de ser ouvido, de uma atenção gratuita; em uma palavra: de amor”.

Por fim, pela intercessão da Virgem Maria, Bento XVI rezou “para que cada cristão saiba mostrar a sua fé no Deus único e verdadeiro com um claro testemunho de amor ao próximo”.