quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Qual o significado do Angelus - enviado por: Ana Maria Benoni Sá




Qual o significado do Ângelus? 

"Oração do Ângelus:
V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…

V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria…

V. E o Verbo divino encarnou.
R. E habitou no meio de nós.
Ave Maria…

V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos. 
Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo."


Uma das orações mais ternas e suaves da tradição cristã é conhecida como Ângelus. Seu nome se deve às primeiras palavras de sua versão em latim: Angelus Domini, isto é, Anjo do Senhor.
São três invocações com três responsórios que narram o mistério da Anunciação e da Encarnação do Verbo de Deus. 


A primeira invocação se refere ao anúncio do Anjo Gabriel a Maria, convidando-a a aceitar o convite divino de ser a Mãe do Salvador. Seu responsório expressa a alegre e suave aceitação,que culmina na concepção virginal. Ela concebeu por obra do Espírito Santo. Seu Filho não é criatura humana, mas fruto de concepção divina.


Na segunda invocação, Maria dá seu consentimento pleno à vontade de Deus. Sua resposta, dispondo-se a aceitar Sua vontade, revela a abertura de seu coração ao projeto de Deus para o mundo. Ela é convidada a participar da concretização deste plano sagrado e aceita colaborar com toda humildade.


A terceira invocação é uma profissão de fé, cuja fundamentação bíblica está no prólogo de João (Jo 1,1-18), pelo qual se proclama a presença divina no mundo. Deus, de fato, não apenas envia seus profetas e santos, mas o próprio Filho. Esse Logos (Verbo) divino mostra que é o próprio Deus que se encarna no mundo e, portanto, o Filho é consubstancial ao Pai.


Na tradição, o Ângelus sempre foi rezado principalmente ao entardecer e, aproximadamente, às 18h, para agradecer a Deus pela jornada e pedir Sua proteção quando a noite vier. É rezado, também, ao meio-dia e às 6h. Esta oração, profundamente devocional, é rezada pelas famílias, como forma de unidade com Jesus por meio de Maria. 


Em nossa paróquia, todos os dias o sino toca na hora do Ângelus às 12h e às 18h. E agora, o mesmo acontece na Capela do Pavão-Pavãozinho.