quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DE RAQUEL SENA

DURANTE A QUARESMA DEVEMOS ORAR E REFLETIR SOBRE AS CINZAS QUE RECEBEMOS...

A Igreja, desde o início, continuou a prática do uso das cinzas com o mesmo simbolismo de arrependimento do Antigo e Novo Testamento. 
    Com o passar do tempo, o uso das cinzas foi adotado como sinal do início do tempo da quaresma. Na liturgia atual da Quarta-feira de Cinzas, utilizam-se as cinzas feitas com os ramos de palmas distribuídos no ano anterior, no Domingo de Ramos. O sacerdote abençoa as cinzas e as impõe na frente de cada fiel, traçando o Sinal da Cruz, dizendo: “Recorda-te que és pó e em pó te converterás (Gn 3, 19) e/ou “Arrepende-te e crede no Evangelho”.
    Durante a Quaresma devemos orar e refletir sobre o significado das cinzas que recebemos. O arrependimento sincero e o reconhecimento de que somos fracos, limitados e pecadores, nos faz humildes de tal forma que Deus Pai vem fazer morada em nosso coração através de seu filho Jesus, Ele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.
    Você quer se tornar uma pessoa livre, liberta de todo o mal e de todo o pecado? Então, ao receber as cinzas em sua fronte, abra seu coração a esse Jesus que sofreu, morreu e ressuscitou por você, para te dar gratuitamente a salvação eterna.
    Faça um exame de consciência e veja o que precisa ser mudado em sua vida. Não tenha medo do que você vai encontrar ou descobrir a seu respeito. Lembre-se de que o Espírito Santo está sempre contigo. Peça a Ele fé, força e coragem para enfrentar os seus problemas, pecados e dificuldades. Deus Pai, em nome de Jesus, pela ação do Espírito Santo quer te curar, te perdoar e te libertar das amarras do pecado, da doença e da morte.
    A Quarta-feira de Cinzas dá início à Quaresma, que não é um tempo de tristeza. É um tempo para reflexão, oração, jejum, penitência e caridade, na firme esperança de uma mudança radical de vida, culminando na ressurreição de Jesus, na Páscoa, acontecimento que garantiu também a nossa Páscoa definitiva.



Pe. Eduardo Doughert

Um comentário:

  1. Que bonito isso!!!! Muito bom saber!
    Obrigada e bjs,
    Carla Mendes de Araujo

    ResponderExcluir