sábado, 28 de julho de 2012
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
O Papa Bento XVI anunciou oficialmente no final da última JMJ que o Rio de Janeiro será a próxima cidade a receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013.
Quem já teve a oportunidade de participar de uma Jornada Mundial da Juventude sabe a força desse evento que soma milhões de jovens de todo o mundo, que dão testemunho de uma Igreja viva e e em constante renovação! Essa é uma realidade compartilhada desde 1986 quando aconteceu pela primeira vez em Roma, criada pelo Papa João Paulo II.
O anúncio foi feito durante missa de encerramento do evento, em Madri, na Espanha, após uma vigília ao longo da madrugada. Brasileiros presentes na missa cantaram trecho de “Cidade Maravilhosa” após anúncio oficial. Para esperar a divulgação da cidade como sede da JMJ, 7 mil jovens participaram de outra vigília no Maracanãzinho, no Rio.
Após passar toda a noite em vigília, uma multidão de jovens católicos assistiu à missa rezada pelo papa Bento XVI, que encerrou a 26ª JMJ.
Depois de ser recebido pelos reis da Espanha na base aérea de Quatro Ventos, Bento XVI saudou os presentes à missa que concelebra com mil sacerdotes. A missa de encerramento da JMJ se denomina também “Eucaristia de Envio”, porque depois dela começa a missão dos jovens que participaram destas jornadas nos seus países de origem.
No último dia da Jornada Mundial da Juventude, marcado pela missa a que assistiu cerca de um milhão e meio de jovens, no Aeródromo dos Quatro Ventos, Bento XVI manifestou-se "muito grato por esta enorme demonstração de fé" e "emocionado" com a participação que se verificou no encontro e que superou todas as expectativas da organização.
Na eucaristia, o Papa convidou os jovens a contrariarem a "mentalidade individualista dos nossos dias" e a serem mensageiros da fé. "É impossível encontrar Cristo e não o dar a conhecer aos outros. Por isso, não guardeis Cristo para vós mesmos. Comunicai aos outros a alegria da vossa fé. O Mundo necessita do testemunho da vossa fé; necessita, sem dúvida, de Deus", afirmou Bento XVI. Antes de partir para o aeroporto, Bento XVI reuniu com os cerca de 30 mil voluntários que ajudaram a pôr em pé esta jornada, referindo que tiveram "um papel essencial no grande sucesso desta Jornada Mundial da Juventude".
Bento XVI: “Levo-vos a todos no meu coração”
"Ficarão profundamente gravados na minha memória e, para sempre, no meu coração", disse ontem o Papa, na cerimónia de despedida, no Aeroporto de Barajas, em Madrid, minutos antes do regresso a Roma
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário