quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ENTRE AMIGAS - MARCIA PELTIER

























Queridas amigas,
Na quarta feira passada, dia 22 de agosto, aconteceu mais uma formatura na Ong Entre Amigas.

Apenas na nossa cozinha escola, sob a direção da Masan, formamos de outubro de 2011 ate agora mais de 229 pessoas: homens e mulheres, jovens e de meia idade, entre eles deficientes físicos, todos vindos de UPPs e abrigos de vitimas de violência doméstica .

Dessa vez foram 44 formandos!
 
Já temos inscritos para os cursos 326 alunos!
 
 Estamos indo para a quarta turma de auxiliar de cozinha e a segunda de lactaristas (profissionais que  cuidam da alimentação de bebês em creches)!
 
 Mas o grande momento que desejo compartilhar com vocês foi o Coral de Surdos Mudos ( nem todos são alunos cozinha escola  mas frequentam a ong).
 
 Ao final da diplomação dos alunos, o Coral - que eles mesmo deram o nome de Renovação- fez uma tocante apresentação!
 
 Eram umas vinte pessoas de diversas idades,  homens grisalhos, mulheres jovens, brancas e negras, rapazes, todos deficientes...inclusive uma senhora que tinha uma paralisia parcial por causa de um derrame cerebral.
 
 O coral foi emocionante!
 
De calça e camiseta preta e, luvas brancas, eles seguiam a maestrina , uma voluntária da linguagem de sinais, que comandava a apresentação.
 
E eles “cantavam” com as mãos....
 
A musica do Roberto Carlos foi perfeita para o momento: "Eu tenho tanto pra lhe falar, que com palavras não sei dizer, como eh grande o meu amor por você ..."
 
Estavam presentes familiares dos formandos, funcionários da Masan, representantes dos Comandantes da Policia Militar das UPPs e do RioSolidário, com a presença especial da diretora executiva Daniela Pedras, uma pessoa maravilhosa e que tanto tem ajudado a ong!.
 
A emoção tomou conta do salão e pude sentir a presença de Santa Rosa de Viterbo, padroeira da Entre Amigas, junto conosco...
 
Para aquelas que não conhecem, um pequeno resumo: Santa Rosa viveu no século XII, em Viterbo, uma cidade da região da Úmbria na Itália, bem perto de Santa Clara, São Francisco e Santa Rita.
 
Foi uma tarde repleta de significados na ong ...
 
Uma das formandas da classe de lactarista  veio de um abrigo de vítimas de violência doméstica tinha acabado de ter um bebe.
 
Quando perguntei o nome da criança, ao entregar a rosa que todos os nossos formandos recebem com a fitinha que diz “Sob as bênçãos de Santa Rosa de Viterbo”, ela me respondeu: Miguel!
 
Fiquei ainda mais emocionada...quem me conhece bem sabe que sou devota de São Miguel Arcanjo....
 
Alias, no dia da formatura- 22 de agosto-  também é o dia da Santa Rosa de Lima, que nasceu no Peru, no século XV, uma linda coincidência...
 
Agradeci muito, com humildade, por ter a oportunidade de fazer algo por essas pessoas...e por sentir o quanto elas estão me dando de volta!
 
Cada um dos formandos e do coral me fez perceber como recebemos inúmeras bênçãos de Deus e eu queria compartilhar tudo isso com vocês, minhas amigas.
 
Um beijo para todas,
Marcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário