O Domingo de Páscoa, é o dia em que até mesmo a mais pobre igreja
se reveste com seus
melhores ornamentos, é o ápice do ano litúrgico.
É o aniversário do triunfo de
Cristo. É a feliz conclusão do drama da
Paixão e a alegria imensa depois da dor.
É uma dor e alegria que se fundem pois se referem na história ao
acontecimento
mais importante da humanidade:
a redenção e libertação do pecado da humanidade
pelo Filho de Deus.
São Paulo nos diz :"Aquele que ressuscitou Jesus
Cristo devolverá a
vida a nossos corpos mortais". Não se pode compreender nem
explicar
a grandeza da Páscoa cristã sem evocar a Páscoa Judaica, que Israel
festejava, e que os judeus ainda festejam, como festejaram os hebreus
há três
mil anos.O próprio Cristo celebrou a Páscoa todos os anos
durante a sua vida
terrena, segundo o ritual em vigor entre o povo
de Deus, até o último ano de sua
vida, em cuja Páscoa aconteceu na
ceia e na instituição da
Eucaristia.
Cristo, ao celebrar a Páscoa na Ceia, deu à comemoração
tradicional da
libertação do povo judeu um sentido novo e muito mais amplo.
Não
é a um povo, uma nação isolada que Ele liberta, mas ao mundo
inteiro, a que
prepara para o Reino dos Céus. A Páscoa cristã, cheia de
profunda simbologia -
celebra a proteção que Cristo não cessou nem
cessará de dispensar à Igreja.
A festa da Páscoa é, antes de
tudo, a representação do acontecimento
chave da humanidade, a Ressurreição de
Jesus depois de sua morte
consentida por Ele para o resgate e a reabilitação do
homem caído.
Este acontecimento é um dado histórico inegável.Além de que todos
os
evangelistas fizeram referência. São Paulo confirma como o historiador
que se
apoia, não somente em provas, mas em testemunhos.
Este é o dia da esperança universal, o dia em
que em torno ao
ressuscitado, se unem e se associam todos os sofrimentos
humanos,as
desilusões, as humilhações,as cruzes, a dignidade humana violada,
a
vida humana respeitada.
A Ressurreição nos revela a nossa vocação cristã
e nossa missão:
aproximá-la a todos os homens. O homem não pode perder jamais a
esperança na vitória do bem sobre o mal.
Etimologia Pascal
A Igreja celebra o tempo de
Páscoa, que vai desde o Domingo da
Ressurreição até o fim de Pentecostes -mais
ou menos uns 50 dias-
como se fosse um só dia, o Grande Dia, antecipação do
tempo
que não terá fim.
O ovo de Páscoa tem uma origem cristã. Na chamada "Idade Média",
o ovo
não somente era visto como um alimento saboroso e precioso-
mas que além disso simbolizava a Cristo:assim como
o ovo oculta uma
vida que brotará, a tumba de Jesus também oculta sua futura
ressurreição.
Em muitos países ainda se conserva a tradição de pintar e abençoar
os
ovos de galinha antes do Domingo de Ramos, para depois comê-los no
Domingo de
Páscoa.
O coelho de Páscoa é um símbolo cristão da Ressurreição. Seu uso
remonta à antigos predicadores do norte europeu que viam na lebre o
símbolo
da Ascensão de Jesus e de como deve viver o cristão:as fortes
patas traseiras
da lebre lhe permitem ir sempre para cima com
facilidade enquanto suas frágeis
patas dianteiras dificultam a descida.
A Pomba ou "Colomba" pascal, um
pão doce e enfeitado com a forma
de ave, é também um símbolo cristão. A forma de
pomba era utilizada
muito freqüentemente nos antigos sacrários onde se reservava
a
Eucaristia. O símbolo eucarístico se converteu logo no pão doce que
costuma
ser compartilhado, em alguns países europeus, especialmente
na Itália no café
da manhã de Páscoa e da "Pasquetta", a segunda-feira
de Páscoa.
É importante destacar esta passagem ao Novo Testamento:
o
Missal indica neste momento diversos símbolos, tais como a
decoração do altar
(luzes, flores), o canto do Glória e a aclamação do
Aleluia antes do Evangelho.
Também se ilumina de maneira mais plena a Igreja, já que durante as
leituras do
Antigo Testamento deve estar iluminada de maneira discreta.
A celebração Eucarística é o ápice da Noite Pascoal.
É a Eucaristia central de todo o ano, mais importante que a do Natal
ou da Quinta-feira Santa. Cristo, o Senhor Ressuscitado, nos faz
participar do seu Corpo e do seu sangue, como memorial da sua Páscoa.
É o ponto mais importante da celebração.

A Eucaristia |
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