segunda-feira, 4 de junho de 2012

AMBULATÓRIO SÃO JOÃO BAPTISTA - ORDEM DE MALTA



O blog e vários de seus seguidores, foram hoje visitar o projeto do Ambulatório São João Baptista na comunidade do Pai João e posso afirmar, que ficaram todos encantados!!!
Nas fotos reparem na limpeza do lugar, na quantidade de médicos e estudantes da Faculdade de Medicina e na organização dos consultórios!
























O projeto, uma parceria entre a comunidade Sitio do Pai João, a Faculdade de Medicina Souza Marques e a Ordem de Malta, engloba a assistência e a promoção de saúde para toda a comunidade. O paciente é sempre atendido de forma integral e com a busca de um padrão de excelência médica.


O projeto baseia-se no conhecimento atual da importância de focar o atendimento médico na prevenção da saúde e não apenas em tratar a doença.
Esse modelo fundamenta-se em 3 pilares complementares e essenciais:


-A Comunidade, através de seus líderes, propicia condições locais para instalação do projeto e aponta necessidades.
-A Universidade de Medicina Souza Marques, através  de seus professores e alunos, desenvolvem programas de atendimento, garantido a qualidade e a continuidade.
-A Ordem de Malta e a iniciativa privada captam e fornecem recursos para construção da sede, implantação e suporte dos programas. 


Realizado primeiramente no posto da comunidade Sítio do Pai João, um espaço pequeno e sem maiores recursos, o projeto ganhou com a ajuda da Ordem de Malta um prédio de três andares de mais 700 m2.Nesta nova sede, com quinze consultórios, sala de médicos e farmácia, com capacidade para atender até 150 crianças por dia, em três turnos. E o postinho antigo foi completamente reformado, possibilitando o atendimento de adultos, dentro do mesmo espírito de atenção integral e excelência.

De um total de 2 professores, o projeto passou a contar, a partir de janeiro de 2011, com 12, todos com mestrado e doutorado. O número de 18 alunos passou a 80. Com o trabalho voluntário destes profissionais, foi possível ainda garantir a implantação de programas interdisciplinares de prevenção das doenças crônicas degenerativas (hipertensão arterial, diabetes, cardiopatias, doença renal crônica) desde a infância proporcionando condições para a prática de atividade física e alimentação saudável.

 O Ambulatório participou das atividades do dia mundial de prevenção da doença renal. Durante o evento foram feitas  aferição de pressão arterial, testes de urina, distribuição de panfletos e material educativo, exibição de filme e palestras.


Começamos agora a construção de 10 novas salas para consultas que com a Graça de Deus e ajuda de todos iremos terminar!






“A iniciativa é boa para a população e para a formação de melhores médicos. E a felicidade é mais nossa. Saímos recompensados pelo tanto que partilhamos com estas pessoas, o tanto que ensinamos e aprendemos juntos”, comemora Dra. Eliane Garcez da Fonseca, professora-doutora, responsável pelo projeto.

Tudo isso, com as bençãos de Nossa Senhora!



4 comentários:

  1. Moniquinha!
    Minha filhota Carina está fazendo estágio lá em pediatria está encantada com o serviço e atenção prestados a comunidade!!!!
    Good to know!!!! Beijos lindona!
    Valeria Merlo

    ResponderExcluir
  2. Como funciona o atendimento tem que marcar antes?

    ResponderExcluir
  3. Excelente atendimento com médicos e alunos comprometidos com nossa saude

    ResponderExcluir