quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

IGREJA DE SÃO FRANCISCO - ENVIADA POR ISIS PENIDO





Riquíssima é a Igreja de São Francisco de Assis, com seu interior revestido de talha dourada levando para si o título de a Igreja mais linda do Brasil.


Ela  tem todo o interior coberto em ouro. Sua fachada barroca é de 1723, como também os painéis de azulejos portugueses que reproduzem a lenda do nascimento de São Francisco e sua renúncia aos bens materiais. A nave central, cortada por outra menor, forma uma cruz. As pinturas têm forma de estrelas, hexágonos e octógonos e exaltam Nossa Senhora. Na sacristia, estão reunidos 18 painéis a óleo sobre a vida de São Francisco. Os dois púlpitos laterais são talhados com folhas de videira, pássaros e frutos colhidos por meninos e recobertos de ouro. 
 


O barroco foi o estilo que sucedeu ao Renascimento na Europa, mas chegou ao Brasil um século depois. No nordeste brasileiro foi introduzido um pouco mais cedo, pela segunda metade de 1600.



Chegou aqui no regime colonial, no reino dos Bragança, no século XVIII e princípio de XIX, caindo antes da Independência do Brasil. Os mestres maiores da arte sacra foram Aleijadinho e Mestre Ataíde, onde suas obras, consideradas as mais belas do país despontaram com maior encanto a partir de 1766.



O barroco brasileiro é associado claramente à religião católica. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco encontram-se os mais belos trabalhos de relevo em madeira – as talhas - e esculturas em pedra sabão. Já nas regiões mais pobres, onde não havia o comércio de açúcar e ouro, a arquitetura das igrejas apresentava aparência mais modesta, assim como as residências, chafarizes, câmaras municipais etc.

 
No Nordeste, somente no século XVIII houve total domínio do requinte do barroco. De Salvador saia grande quantidade de riqueza do país para Portugal e também vinham os artistas portugueses e produtos.
Os mestres maiores da arte sacra foram Aleijadinho e Mestre Ataíde, onde suas obras, consideradas as mais belas do país despontaram com maior encanto a partir de 1766.

O período barroco brasileiro tem, então, em seus santos e suas igrejas a mais significativa manifestação de fé e de arte: não só uma fé intimista com que cada pessoa se relacionava com seu santo, mas também, como uma expressão ímpar de ver, sentir e vivenciar a arte.

Faça um tour em  360º clicando

http://www.onzeonze.com.br/blog360/toursaofrancisco/index.html

2 comentários:

  1. Esta igreja é maravilhosa mesmo! E tem uma história encantadora! Adorei a matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE BOM QUE VOCÊ GOSTOU FÊ! HOJE COLOQUEI UMA MENSAGEM LINDA SOBRE SER FELIZ OU TER RAZÃO, VALE A PENA LER! FICO MUITO FELIZ DE VER QUE VOCÊ ESTÁ ACOMPANHANDO O BLOG! BJSS

      Excluir