segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MOMENTO DE ORAÇÃO


A ORAÇÃO É A CHAVE DE TODAS AS RIQUEZAS

O Deus vivo e verdadeiro chama incessantemente cada pessoa ao encontro misterioso da oração”.

 

COMO COMEÇAR E DESENVOLVER NOSSO MOMENTO DE ORAÇÃO PESSOAL

Nossa oração é uma resposta ao chamado de Deus. É a fé que capacita o cristão a orar. A habilidade de crer em Deus, de entregar a Ele nossas vontades, nossos corações e mentes nos é dada pelo poder do Espírito Santo, pela FÉ. Portanto, a oração é a flor que brota no jardim da FÉ. Se nos voltamos para Deus em busca de uma fé mais profunda, podemos ter completa confiança na Sua grande misericórdia. O Pai nos retirará de onde estamos para colocar-nos onde “planejou” que estivéssemos.


Maneiras práticas de planejar e entrar em oração:


1 – ESCOLHER A HORA: Se não estabelecermos uma hora específica para orar, não seremos capazes de orarmos regularmente. Por isso, escolha um momento em que você não esteja esgotado, mas alerta e concentrado em Deus no nível mais profundo do coração. O horário que você escolheu deve ser o melhor tempo de oração: “horário nobre”.

2 – ESCOLHER UM LUGAR: Uma das coisas que deve pesar na escolha de um lugar para a oração é o fato de que ele esteja longe de perturbações, um lugar onde você possa ficar alerta e concentrado. Pode ser em casa, na igreja, no escritório, no jardim…

3 - ENTRAR EM ORAÇÃO:



a) Peça a presença do Espírito Santo: É Ele quem nos ensina a orar. Éle Ele quem nos leva à oração e nos revela como nós devemos orar.

b) Examine sua consciência: Considerando que a comunicação com Deus é bloqueada pelo pecado, Deus pode em sua oração levá-lo a “enxergar” seu próprio interior. O Exame de consciência pode ser um momento maravilhoso, cheio de graça em que Deus nos ajuda a jogar por terra todos os bloqueios que nos impedem de entrar numa oração profunda. À medida que o Senhor for revelando seus pecados, peça a graça de abandoná-los. Faça um firme propósito e rejeite o pecado, certo de que ele faz diminuir a sua capacidade de conhecer a Deus.

c) – Apresente o “seu problema” a Deus: Muitas vezes nossas orações tornam-se ineficientes por causa de nossos fardos de ansiedade e temor. Sem dúvidas, é importante apresentar nossos problemas ao nosso Pai celeste, porém não devemos deixar que todo o nosso tempo de oração seja tomado por tais divagações. Coloque, portanto, nas mãos do Pai, suas ansiedades, problemas, preocupações e fardos ao começar a sua oração e permita que Deus seja soberano em sua oração.

d) Louve a Deus: Faça uma oração verbal de louvor a Deus, por tudo que Ele é, por tudo o que Ele faz, por toda a Sua obra. Não seja tímido; não hesite em repetir os louvores de um cântico, de um salmo, expressando ao Senhor toda a alegria que há no seu coração por Ele, pela Sua presença na sua vida. Louve a Deus pelo bom e também por aquilo que não está bom. Se persistir na prática da oração e do louvor, você se surpreenderá ao ver como até o mais grave de seus problemas parecerá mínimo.

e) Faça perguntas a Deus: Faça perguntas a Deus sobre coisas que estão em seu coração. Traga esses problemas a Deus com total confiança de que ele agirá em seu favor. Seja “aberto” para encontrar uma resposta em sua oração, na Eucaristia, na Palavra de Deus, no Catecismo ou em outros livros, no conselho de um padre ou de outro conselheiro espiritual. Deus nos responderá e orientará.

f) Interceda com fé e confiança. Peça aquilo de que você precisa. Peça também pelas pessoas que estão necessitadas de oração. Deus dará! Não precisamos de influência ou prestígio, precisamos da Palavra de Deus em nossos corações fornecendo a base para o entendimento de nós mesmos e do mundo que está à nossa volta. Peça a Deus os dons e os carismas que ele deseja dar a você.



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. NOSSAAAAAAA QUE BONITO ISSO , REALMENTE ISSO É VERDADE A ORAÇAO TEM PODER! ORANDO COM O CORAÇAO, TUDO QUE PEDEM ACONTECE! COMIGO TAMBEM ACONTECEU ! PARABENS A PESSOA QUE TEVE A IDEIA DE POR ESSE MÉTODO PARA ORAR AQUI !  DEUS TE ABENÇOE MAIS AINDA! ABRAÇOS A TODOS QUE VIEREM AQUI! OBRIGADO.

    WILSON FERREIRA

    ResponderExcluir
  3. Que mensagem linda e verdadeira!

    ResponderExcluir