segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O SEGREDO PARA MANTER A ALEGRIA - LUIZA PRETYMAN

 

“O segredo para manter a alegria”.

Que bom seria se todos nós conseguíssemos permanecer estavelmente alegres!

Mas será que isso é possível? É possível, alguns me perguntam, manter a alegria diante de tantas coisas ruins que nos cercam, diante das dificuldades da vida, dos reveses, da convivência com pessoas de todos os tipos, diante de uma notícia triste etc.?

O que eu digo: é possível!!! Todo o segredo está em preencher o nosso coração de Deus, pois Deus é a alegria!

Isso me faz lembrar uma linha de trem nos Estados Unidos em cujo trajeto havia uma região desértica. No final da viagem, o trem e os passageiros estavam todos cheios de pó. Então os engenheiros começaram a quebrar a cabeça tentando solucionar o problema. Trocaram toda a vedação das janelas. O trem continuava cheio de pó. Mudaram a vedação utilizando um material mais elaborado. O trem continuava cheio de pó. Puseram vidros duplos nas janelas. O trem continuava cheio de pó. Depois de muito quebrar a cabeça, tiveram uma ideia genial: pressurizar o trem. Funcionou. Toda a poeira de fora já não entrava mais.
 
Essa história se aplica perfeitamente ao segredo da alegria: aumentar a pressão de Deus dentro do nosso coração. Se essa pressão aumentar, nada de fora — nenhuma bugiganga, nenhum mal, nenhuma sujeira — entrará no nosso coração roubando a nossa alegria.

Toda tristeza significa a ausência de Deus! Toda tristeza entra em algum momento em que o  nosso coração está vazio, sem Deus.

O que, portanto, devemos fazer: preencher o nosso coração de Deus. Pressurizá-lo! Aumentar o tempo que estamos rezando!

Nunca me esqueço do testemunho de um santo que dizia nunca ter se deixado levar pelo desânimo, pois procurava estar o dia inteiro na presença de Deus.
 
Façamos o propósito, portanto, de rezar mais ao longo do dia. Se rezamos apenas quando vamos nos deitar deixamos o coração aberto a toda poeira que nos cerca ao longo do dia.

Façamos o propósito de viver mais na presença de Deus. Podemos trabalhar, assistir a uma aula, fazer um esporte etc. sem perder a presença de Deus. Aumentamos a presença de Deus procurando conversar com Ele o dia inteiro.

Vocês já repararam como passamos a maior parte do tempo conversando com os nossos próprios botões? Pensando, decidindo, tendo como interlocutora a nossa consciência? Por que não pensamos junto com Deus? Por que não tomamos todas as nossas decisões, tanto as pequeninas como as maiores, junto com Deus?
 
Se unirmos essa prática com o agradecimento ao longo do dia de todas as coisas boas que nos vão acontecendo com a petição de ajuda para fazermos bem nossas tarefas, passaremos o dia na presença amorosa e alentadora de Deus, passaremos o dia imersos numa profunda alegria.

Nunca mais nos esqueçamos: o segredo para manter a alegria do nosso coração é pressurizá-lo com Deus.

Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo M. Ramalho


*******************************************************************************
Pe. Paulo M. Ramalho - Sacerdote ordenado em 1993. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce; Capelão do IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais). Atende direção espiritual na Igreja de São Gabriel, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário